casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Vírus
O que é o vírus da imunodeficiência adquirida?
A síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) é uma condição crônica, potencialmente fatal, causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). O HIV interfere no sistema imunológico do corpo, destruindo e prejudicando a função das células imunológicas chamadas células T CD4+. À medida que o número de células T CD4+ (também conhecidas como células T auxiliares) no corpo diminui, as pessoas com infecção pelo VIH tornam-se mais susceptíveis a infecções e a certos tipos de cancro.
O HIV é transmitido principalmente através de:
1. Sexo desprotegido:O HIV pode ser transmitido através do contato sexual com uma pessoa infectada através de sexo vaginal, anal ou oral desprotegido.
2. Sangue e fluidos corporais infectados:O compartilhamento de agulhas ou outros equipamentos de injeção que estejam contaminados com sangue infectado pelo HIV, bem como a exposição a sangue, sêmen, fluidos vaginais, fluidos retais ou leite materno de uma pessoa infectada podem resultar na transmissão do HIV. .
3. Transmissão de mãe para filho:O VIH pode ser transmitido de uma mãe infectada para o filho durante a gravidez, o parto ou a amamentação. Isso é conhecido como transmissão perinatal.
É importante observar que o HIV não se espalha por contato casual, como aperto de mão, compartilhamento de utensílios, tosse ou espirro.
À medida que a SIDA progride, pode conduzir a doenças graves potencialmente fatais, denominadas infecções oportunistas, e a certos tipos de cancro, colectivamente conhecidos como condições definidoras da síndrome da imunodeficiência adquirida (condições definidoras da SIDA). As infecções oportunistas comuns incluem:
-Pneumonia por Pneumocystis jirovecii (PCP)
- Complexo Mycobacterium avium (MAC)
- Meningite criptocócica
- Sarcoma de Kaposi
- Toxoplasmose
Devido aos avanços na medicina e à terapia antirretroviral combinada eficaz (TARV), a infecção pelo VIH pode agora ser controlada como uma condição crónica com tratamento contínuo. A TARV ajuda a retardar a progressão do VIH, diminuir a carga do vírus no organismo e prevenir o desenvolvimento de infecções oportunistas e alguns tipos de cancro.