casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Vírus

Como os vírus diferem das bactérias na forma como causam infecções?

1. Tamanho:

Os vírus são muito menores que as bactérias, variando em tamanho de 10 a 300 nanômetros. As bactérias, por outro lado, têm normalmente de 1 a 10 micrômetros de tamanho. Essa diferença de tamanho significa que os vírus podem penetrar facilmente nas células e nas bactérias, enquanto as bactérias não conseguem entrar nas células tão facilmente.

2. Estrutura:

Os vírus não possuem as estruturas celulares complexas encontradas nas bactérias. Eles consistem em uma capa protéica que envolve um núcleo de material genético. Por exemplo, RNA ou DNA. Eles não possuem membrana celular, citoplasma ou organelas.

3. Reprodução:

Os vírus não são capazes de se reproduzir sem infectar uma célula viva. Eles só podem se reproduzir dentro das células de organismos vivos, incluindo bactérias. Uma vez dentro da célula hospedeira, o vírus usa o maquinário do hospedeiro para replicar seu material genético e produzir novos vírus.

4. Mecanismo de infecção:

Os vírus entram nas células hospedeiras através de vários mecanismos. Alguns vírus, como o vírus influenza, ligam-se a receptores específicos na superfície das células hospedeiras e entram nas células através de endocitose. Outros, como o herpesvírus, podem fundir-se diretamente com a membrana celular e injetar seu material genético nas células.

As bactérias, por outro lado, podem invadir e colonizar os organismos hospedeiros de várias maneiras. Algumas bactérias, como a E.Coli, podem entrar no hospedeiro através da ingestão de alimentos ou água contaminados. Outras bactérias, como a pneumonia por Streptococcus, podem entrar através da inalação de gotículas respiratórias.

5. Modo de ação:

Uma vez dentro das células hospedeiras, os vírus podem causar infecções de diversas maneiras. Alguns vírus, como o vírus do sarampo, perturbam o metabolismo das células hospedeiras e causam a morte celular. Outros, como o VIH, inserem o seu material genético no ADN das células hospedeiras e alteram a função das células. Isto, se não for tratado, pode levar a problemas de saúde a longo prazo, como o cancro.

As bactérias também causam infecções por vários meios. Algumas bactérias produzem toxinas que danificam os tecidos do hospedeiro e causam sintomas da doença. Por exemplo, a bactéria Clostridium tetani produz a toxina tetanospasmina, que causa rigidez muscular e espasmos no tétano. Outras bactérias, como a Salmonella, causam infecções através de inflamação e destruição de tecidos.

6. Tratamento:

O tratamento para infecções virais e bacterianas difere devido à sua natureza distinta. Alguns medicamentos antivirais têm como alvo direto o vírus para interromper sua replicação ou impedir sua entrada nas células hospedeiras. Os antibióticos, por outro lado, são medicamentos que matam ou inibem o crescimento de bactérias, ajudando assim o hospedeiro a combater a infecção bacteriana.

Concluindo, vírus e bactérias causam infecções de maneira diferente devido às suas variações de tamanho, estrutura, mecanismo de reprodução, modo de ação e métodos de tratamento.