casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Vírus
Que tipo de malária tem um ciclo de três dias e pode durar a vida toda?
O tipo de malária que tem um ciclo de três dias e pode durar a vida toda é o Plasmodium falciparum. Esta é a espécie mais comum e mais mortal do parasita da malária e é responsável pela maioria das mortes relacionadas com a malária em todo o mundo. P. falciparum é encontrado em regiões tropicais e subtropicais da África, Ásia e Américas.
O ciclo de três dias do P. falciparum refere-se ao tempo que leva para o parasita completar um ciclo completo de replicação no corpo humano. O ciclo começa quando um mosquito infectado pica um ser humano e injeta esporozoítos na corrente sanguínea. Os esporozoítos viajam para o fígado, onde amadurecem e se transformam em esquizontes. Os esquizontes então se rompem, liberando merozoítos na corrente sanguínea. Os merozoítos invadem os glóbulos vermelhos, onde se multiplicam e amadurecem em novos esquizontes. O ciclo se repete a cada três dias, causando sintomas de malária como febre, calafrios e fadiga.
P. falciparum pode causar malária grave, que pode levar a complicações como malária cerebral, dificuldade respiratória e insuficiência renal. A malária grave pode ser fatal se não for tratada imediatamente. O tratamento da malária por P. falciparum normalmente envolve medicamentos antimaláricos, como terapias combinadas à base de artemisinina (ACTs).
P. falciparum também pode causar malária crónica, que é uma infecção de longa duração que pode durar meses ou mesmo anos. A malária crónica é mais comum em pessoas com sistemas imunitários enfraquecidos, como crianças, mulheres grávidas e pessoas com VIH/SIDA. A malária crônica pode causar sintomas como fadiga, perda de peso e anemia. O tratamento da malária crónica normalmente envolve uma combinação de medicamentos antimaláricos e cuidados de suporte.