casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Vírus

Que substância você usa para que os vírus cresçam em laboratório?

Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios, o que significa que só podem se replicar dentro das células de um organismo hospedeiro. Num ambiente de laboratório, os vírus são normalmente cultivados em culturas de células, que são preparadas a partir de células vivas que foram isoladas de um organismo. O tipo específico de cultura celular utilizada depende do vírus que está sendo estudado. Por exemplo, alguns vírus só podem crescer em certos tipos de células, como células humanas ou células animais.

O processo de crescimento de vírus em culturas celulares envolve várias etapas:

1. Obter o vírus: O primeiro passo é obter o vírus que você deseja estudar. Isto pode ser feito isolando o vírus de um organismo infectado, como um paciente humano ou um animal. Alternativamente, o vírus pode ser obtido em estoque de laboratório.
2. Preparando a cultura celular: O próximo passo é preparar a cultura celular. Isso envolve obter o tipo apropriado de células e cultivá-las em um meio de cultura que forneça às células os nutrientes de que precisam para sobreviver. O meio de cultura é normalmente suplementado com soro, que contém fatores de crescimento que ajudam as células a crescer.
3. Infectando as células: Uma vez preparada a cultura celular, o vírus é introduzido na cultura. Isto pode ser feito adicionando o vírus diretamente ao meio de cultura ou usando uma técnica chamada transfecção. A transfecção envolve a introdução do vírus nas células usando um agente químico ou um método físico.
4. Incubação: Depois que as células foram infectadas com o vírus, a cultura é incubada em temperatura e umidade adequadas. Isso permite que o vírus se replique dentro das células. O período de incubação pode variar dependendo do vírus em estudo.
5. Coletando o vírus: Assim que o vírus tiver sido replicado a um nível suficiente, o vírus é colhido da cultura celular. Isto pode ser feito coletando o meio de cultura e centrifugando-o para remover as células. O sobrenadante, que contém o vírus, é então coletado e armazenado.

O vírus colhido da cultura celular pode então ser usado para estudos adicionais, como caracterização, purificação ou desenvolvimento de vacina.