casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Vírus
Como você pode ver um vírus bacteriano?
Existem algumas maneiras diferentes de ver um vírus bacteriano ou bacteriófago.
Microscopia eletrônica é o método mais comum. Esta técnica usa um feixe de elétrons para criar uma imagem detalhada do vírus. A microscopia eletrônica pode revelar o tamanho, a forma e as características da superfície do vírus.
Coloração negativa é outra técnica que pode ser usada para visualizar bacteriófagos. Esta técnica envolve a coloração do vírus com um metal pesado, como o acetato de uranila. O metal pesado se liga à superfície do vírus, fazendo com que pareça escuro contra um fundo claro.
Microscopia fluorescente também pode ser usado para ver bacteriófagos. Esta técnica envolve a coloração do vírus com um corante fluorescente. Quando o vírus é iluminado com luz ultravioleta, o corante fica fluorescente, tornando o vírus visível.
Exibição de fagos é uma técnica que pode ser usada para visualizar bacteriófagos que expressam proteínas específicas. Esta técnica envolve a fusão de um gene que codifica uma proteína de interesse com um gene que codifica uma proteína de revestimento de bacteriófago. Quando o bacteriófago é expresso, a proteína de interesse é exibida na superfície do vírus. A exibição em fagos pode ser usada para identificar proteínas que interagem com receptores ou ligantes específicos.
O bacteriófago também pode ser visto usando
microscopia de campo escuro . Esta técnica utiliza um condensador que bloqueia a luz direta do microscópio, de modo que apenas a luz espalhada ou refletida pela bactéria é visível. Isso pode facilitar a visualização dos bacteriófagos, que normalmente são muito pequenos e transparentes.
O bacteriófago também pode ser visto usando um
microscópio de contraste de fase . Esta técnica utiliza um condensador especial e lentes objetivas que permitem a visualização de diferenças no índice de refração de diferentes materiais. Isso pode facilitar a visualização de bacteriófagos, que possuem um índice de refração diferente do meio circundante.