casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Vírus

O que é o vírus Orf?

Orf (também conhecido como ectima contagioso) é uma doença contagiosa da pele causada por um parapoxvírus. Afecta ovinos e caprinos, mas todas as espécies ruminantes são susceptíveis. Também pode ser transmitido a humanos (especialmente crianças que bebem leite de cabra cru), resultando em uma infecção cutânea dolorosa e autolimitada. As lesões cutâneas podem por vezes ser confundidas com as causadas pela febre aftosa (FA), mas as lesões Orf são geralmente observadas nas tetas e/ou lábios, enquanto as lesões da febre aftosa são geralmente encontradas entre os cascos e no focinho. As lesões geralmente não são vistas na boca ou nos pés em Orf.

O vírus pode sobreviver por longos períodos em currais, pátios e equipamentos infectados. Isto, combinado com o facto de a doença ser transmitida por contacto direto e também através de equipamento contaminado, fómites e cães, significa que é difícil controlá-la.

Como isso se espalha?
O vírus Orf se espalha por meio do contato direto entre animais. A transmissão da infecção requer que o vírus vivo entre na pele. Equipamentos contaminados, como marcas auriculares, e cães que entram em contato com rebanhos infectados também podem espalhar o vírus.

Uma pessoa pode contrair orf pelo contato direto com uma ovelha ou cabra infectada, especialmente com lesões abertas. Se a pessoa for infectada, ela poderá permanecer infecciosa para outras pessoas por até duas semanas. Embora possam não apresentar sintomas óbvios, podem transmitir o vírus, especialmente para crianças pequenas.

Em crianças pequenas, a orf geralmente leva a uma forma de infecção bucal conhecida como estomatite orf. Isto ocorre durante o final do inverno e os meses de primavera, quando as crianças têm maior probabilidade de beber leite de cabra cru. A estomatite Orf pode imitar a doença das mãos, pés e boca (DMPB) porque ambas causam lesões na pele da boca, das mãos e dos pés devido a uma infecção viral.

Prevenção da infecção pelo vírus Orf
O vírus Orf geralmente não é observado em animais mantidos em celeiros e estábulos; afeta principalmente ovelhas e cabras que passam muito tempo pastando ao ar livre. Como o vírus pode sobreviver durante muito tempo no ambiente, é importante remover todo o feno, restos de ração, palha, estrume e outros resíduos quando os animais estão dentro de casa. Esses itens atraem pássaros, que podem carregar ácaros para dentro do celeiro. Os ácaros podem transportar o vírus orf.
Se animais com lesões orf forem trazidos para a granja, eles deverão ser mantidos separados do rebanho principal.
Ao trabalhar com animais infectados ou com equipamentos que possam estar contaminados, devem ser usadas luvas descartáveis ​​e calçado de proteção.
Nas pessoas, o vírus orf pode ser prevenido por:

* Evitar contato com animais infectados
* Evitar beber leite de cabra cru
* Lavar as mãos com água morna e sabão depois de estar perto de animais de fazenda
* Não tocar na boca ou nos olhos com as mãos sujas

Se você acha que você ou alguém que você conhece tem o vírus orf, é importante consultar um médico ou outro profissional de saúde.