casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Vírus

O que é parvovírus

O parvovírus canino, comumente conhecido como parvo, é uma doença viral altamente contagiosa que afeta cães e outros carnívoros. É caracterizada por sintomas gastrointestinais graves, como vômitos, diarreia e desidratação, e pode ser fatal se não for tratada.

O parvovírus é um pequeno vírus de DNA de fita simples, sem envelope, que pertence à família Parvoviridae. É altamente resistente às condições ambientais e pode sobreviver no meio ambiente por meses ou até anos. O vírus é transmitido através do contato direto com cães infectados ou suas fezes, ou através do contato com objetos contaminados, como tigelas de comida, brinquedos ou roupas.

Filhotes e cães não vacinados são mais suscetíveis à parvo, mas qualquer cão pode ser infectado. O vírus ataca as células que se dividem rapidamente no corpo, incluindo as do trato gastrointestinal, da medula óssea e dos gânglios linfáticos. Este dano leva aos sintomas característicos da parvo, incluindo:

* Vômito
* Diarréia (muitas vezes com sangue)
* Desidratação
* Letargia
* Perda de apetite
* Dor abdominal
* Febre

Parvo pode ser diagnosticada com um simples exame de sangue ou de fezes. O tratamento geralmente envolve cuidados de suporte, como fluidos, eletrólitos e antieméticos, para ajudar a controlar os sintomas e prevenir a desidratação. Os antibióticos também podem ser prescritos para prevenir ou tratar infecções bacterianas secundárias.

A vacinação é a melhor maneira de proteger os cães da parvo. Os filhotes devem receber a primeira vacinação contra parvovírus às 6-8 semanas de idade, seguida por uma série de vacinações de reforço de acordo com as recomendações do veterinário. Cães adultos também devem ser vacinados contra parvo regularmente, normalmente a cada 3-4 anos.

Se você acha que seu cão pode estar com parvo, é importante procurar atendimento veterinário imediatamente. O diagnóstico e o tratamento precoces podem aumentar as chances de sobrevivência.