casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Vírus
Coronavírus:o que acontece
Quando você é infectado pelo coronavírus, seu sistema imunológico entra em ação para combater a infecção. A primeira linha de defesa é a resposta imunológica inata, que inclui barreiras físicas como a pele e as membranas mucosas, bem como células imunológicas como macrófagos e células assassinas naturais. Essas células podem reconhecer e atacar invasores estrangeiros, mas podem não ser capazes de eliminar completamente a infecção.
Se o vírus escapar da resposta imune inata, ele pode entrar nas células e começar a se replicar. Neste ponto, a sua resposta imune adaptativa entra em ação. Isso envolve a produção de anticorpos, que são proteínas que podem atingir e neutralizar especificamente o vírus. Os anticorpos são produzidos pelas células B, um tipo de glóbulo branco.
Além dos anticorpos, a resposta imune adaptativa também envolve a ativação de células T. As células T podem reconhecer e matar células infectadas por vírus, bem como ajudar as células B a produzir anticorpos.
O tempo que leva para a resposta imunológica eliminar a infecção pode variar de pessoa para pessoa. Em alguns casos, as pessoas podem apresentar apenas sintomas leves ou até mesmo ser assintomáticas. Em outros casos, a infecção pode causar doenças graves, incluindo pneumonia, insuficiência respiratória e morte.
Existem vários fatores que podem afetar a gravidade do COVID-19, incluindo idade, saúde geral e condições médicas subjacentes. Pessoas mais velhas, com problemas de saúde crónicos ou imunocomprometidas correm maior risco de desenvolver doenças graves.
Atualmente, existem várias vacinas disponíveis que podem ajudar a proteger as pessoas contra a infecção pelo coronavírus. As vacinas funcionam estimulando o sistema imunológico a produzir anticorpos contra o vírus. Isto pode ajudar a impedir que o vírus entre nas células e se replique, reduzindo o risco de desenvolver doenças graves.
Se você acha que pode ter sido exposto ao coronavírus, é importante fazer o teste e isolar-se das outras pessoas até receber os resultados do teste. Se desenvolver sintomas de COVID-19, é importante procurar atendimento médico, especialmente se tiver maior risco de desenvolver doença grave.