Tenha cuidado ao viajar para áreas com hospedeiros animais conhecidos e insetos vetores , especialmente aqueles com surtos conhecidos. Estas áreas devem ser evitadas , se possível , especialmente quando eles podem estar contaminados com excrementos de reservatórios animais . A maneira mais eficaz de prevenir a propagação da Febre do Vale Rift é evitar ser picado por animais infectados , pois a vacina não está disponível.
2
Erradicar roedores e artrópodes vetores. Controle em larga escala destas populações é freqüentemente impraticável em países pobres, onde a febre do Vale do Rift é endêmica .
3
Use mangas compridas e calças quando viajam para a África. Use repelentes e mosquiteiros para evitar picadas de insetos sugadores de sangue . Você também deve evitar os roedores , pois suas mordidas são perigosos, também.
4
Tome precauções especiais quando tratamento de potenciais hospedeiros intermediários , tais como gado ou primatas para a investigação científica abatidos . Primatas doentes devem ser cuidadosamente avaliados . O sangue e os tecidos de animais infectados são especialmente perigosos, fetos abortados , especialmente .
5
Implementar precauções de doenças infecciosas. Prática de enfermagem barreira isolando pacientes infectados, equipamento de esterilização e desinfecção de instalações.