Mono é muitas vezes referida como a doença do beijo. Em muitos casos , o vírus que causa a mono é transferido através da saliva , como em beijos . No entanto, o vírus também pode ser transferida quando alguém que está infectado tosse ou espirra em você, através da partilha de bebidas a partir de alguém que está infectado , ou pelo compartilhamento de utensílios de cozinha com alguém que está infectado .
Sintomas
acordo com a Clínica Mayo , pode demorar até dois meses para o vírus para incubar antes que os sintomas se manifestam . Os sintomas começam com febre , e uma sensação de estar muito cansado . Dor de garganta, as amígdalas inchadas , e às vezes a faringite estreptocócica é comum. Seus gânglios linfáticos no pescoço e nas axilas será inchado . Você também pode ter dores de cabeça, perda de apetite e suores noturnos . Seu baço também vai se tornar inflamado.
Complicações
Em alguns casos, ter mono pode causar o seu baço para ampliar . Muito raramente será o seu ruptura do baço. No entanto, se você começar a sentir uma forte dor súbita no lado superior esquerdo do seu abdômen, procure atendimento médico. Este poderia ser um sinal de que o seu baço se rompeu . Mono também pode causar icterícia e seu fígado pode se tornar inflamado .
Tratamentos
Embora os antibióticos não podem ajudar a tratar uma infecção mono , os antibióticos podem ajudar a tratar infecções, como infecções na garganta . Se você desenvolver uma infecção de suas amígdalas , os antibióticos também pode ajudar. De acordo com a Clínica Mayo , se a sua garganta e amígdalas ficam inchadas suficiente para causar desconforto , o médico pode prescrever o corticosteróide , a prednisona . Prednisona pode ajudar a lição da gravidade do inchaço das amígdalas ou garganta.
Considerações
Se você tiver sido diagnosticado com mono , e são sintomáticos , não beijar outros . Abster-se de partilhar quaisquer utensílios alimentares , copos e comida com os outros. O vírus Epstein -Barr ainda está presente dentro de sua saliva durante muitos meses depois de ter se infectar . Se você espirrar ou tossir , tentar fazê-lo em um tecido . Descarte o tecido prontamente. Não existe vacina contra a EPV . Embora seja possível o desenvolvimento de uma imunidade para EPV depois de terem sido infectados uma vez , é possível desenvolver uma infecção de novo .