A raiva é transmitida com mais frequência através da mordida de um animal raivoso . Embora seja extremamente raro, é possível que a raiva a ser contratada quando a saliva ou tecido nervoso de um animal raivoso entra em contato direto com os olhos, nariz , boca ou uma ferida aberta de uma pessoa ou outro mamífero .
Prevalência
a maioria dos casos de raiva são relatados na vida selvagem. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC ) afirma que menos de 10 por cento dos casos de raiva relatados envolvem animais domésticos.
Prevenção
A maneira mais básica para prevenir uma infecção da raiva é vacinar cães , gatos e furões contra a raiva . Além disso, se passar o tempo no deserto, evitar o contato direto com animais selvagens.
Sintomas
Os primeiros sintomas incluem febre, dor de cabeça , mal-estar , irritabilidade e, em alguns casos, um sensação desconfortável no local da mordida. Sintomas avançados incluem insônia, ansiedade, paralisia parcial , alucinações, dificuldade em engolir, e convulsões. Eventualmente, a doença resulta em morte.
Tratamento
Uma vez que o vírus da raiva atingiu o sistema nervoso central e os sintomas começam a aparecer, não há cura para a doença .