raiva é uma doença viral que é transmitida através da picada de um animal infectado . A raiva causa encefalite e ataca o sistema nervoso central . Os sinais e sintomas se desenvolvem rapidamente e que a doença é quase sempre fatal. Graças à vacinação obrigatória , os casos humanos tornaram-se cada vez mais raro.
Bacteriana
doenças bacterianas , o vetor primário é frequentemente parasitas externos que são realizadas por gatos e outros animais de estimação , tais como pulgas e carrapatos . No entanto, algumas infecções bacterianas também pode ser transmitido diretamente pelo arranhão ou mordida de um gato , como gato doença da arranhadura . Muitas infecções bacterianas não apresentam sintomas no gato , mas causam uma grande variedade de sintomas em humanos . Outras doenças bacterianas comuns que podem ser transmitidas por gatos incluem salmonelose , doença de Lyme , febre maculosa , Ehrlichia e mesmo leptosporosis (que é mais comumente associado com os cães e é assintomática em gatos ) . As infecções bacterianas mais cedo for diagnosticado e tratado , melhor o prognóstico.
Protozoário
Protozoa são organismos unicelulares que podem causar uma grande variedade de grave preocupações com a saúde . A maioria das infecções causar diarréia persistente em felino e hospedeiros humanos . Infecções por protozoários não são directamente transmitidas de gatos para seus proprietários , mas se um gato se torna infectado pode ser um sinal de alerta para os seres humanos da família , uma vez que estas infecções são originários de uma fonte comum (carne mal cozida, água contaminada ou solo contaminado ) . As mais comuns incluem criptosporidiose , giardíase e toxoplasmose . Neste último caso, as mulheres grávidas precisam ter um cuidado especial , pois podem passar a infecção ao seu feto , resultando em defeitos de desenvolvimento aborto ou graves.
Parasitárias
Infecções parasitárias pode ser interno ou externo . Muitos parasitas internos não são zoonóticos , mas lombrigas e tênias são duas exceções. Estes parasitas podem ser transmitidos através da matéria fecal e contato com a ninhada e podem potencialmente transmitir infecções mais graves .
Exemplos de parasitas externos são as pulgas e carrapatos, sendo que ambos são vetores muito comuns para a doença em si. Pulgas e carrapatos preferem viver em um gato sobre viver em um ser humano por causa de sua maior temperatura corporal ea preferência parasitária mais quentes para " climas ". No entanto, porque esses parasitas se alimentam de sangue, eles são capazes de transmitir qualquer infecção zoonótica seu gato pode estar carregando . Além disso, se as pulgas são ingeridas por gatos (ou até mesmo crianças) , eles podem causar tênias .
Fúngica
Micose é a infecção fúngica primário transmitido de gatos para humanos. É nomeado para a erupção redondo, seco que provoca na pele , mas não é um parasita real . Em gatos apresenta-se como uma área careca , escamosa e é extremamente contagiosa. Os esporos que se espalham a infecção são difíceis de remover do ambiente doméstico e são capazes de transmitir a infecção por meses.