Os primeiros sintomas de mono incluem fadiga extrema , dor de cabeça , dor de garganta , calafrios, febre e dores musculares , uma sensação geral gripal . Depois de alguns dias os sintomas adicionais podem aparecer , como nós linfáticos inchados , uma erupção do tipo sarampo , icterícia e manchas vermelhas na boca , especialmente no céu da boca , manchas brancas na garganta , perda de apetite , náuseas, vômitos e inchaço ao redor dos olhos . Dor no abdômen superior esquerdo indica um aumento do baço , outro sinal de mono .
Sintomas menos típicos
Os sintomas que ocorrem com menos frequência são rigidez na nuca , sensibilidade à luz , dor no peito , tosse, dificuldades respiratórias , batimento cardíaco rápido , hemorragias nasais ou urticária .
sintomas posteriores
Normalmente mono resolve-se após 4 a 6 semanas, com bom descanso e uma grande quantidade de líquidos. Quando mono passa despercebido , no entanto, estas precauções não forem tomadas , as complicações mais graves podem aparecer. A desidratação é a complicação mais comum, porque o paciente não beber bastante líquidos . A dor severa no abdômen superior esquerdo poderia significar o baço se rompeu , o que requer imediato , a atenção de emergência. Quando mono é diagnosticada , os médicos verificar a existência de um baço e fígado aumentado ou concurso, e abstendo-se de aconselhar esportivo para 4 a 6 semanas , como cair ou ser atropelado enquanto joga um esporte pode causar o aumento do baço à ruptura.
complicações sérias
Mesmo complicações mais graves podem ocorrer se mono passa despercebido . Um paciente pode desenvolver hepatite , inflamação do cérebro ou do coração , e anemia . Se uma pessoa tem , fadiga incessante severa, dores de cabeça persistentes ou dor no peito , ela deve consultar um médico para determinar se uma dessas complicações ocorreu, ou se eles podem ser sintomas de uma doença diferente.
mono em Crianças
Embora mono é mais comum na faixa etária de 15 a 17 anos, crianças e até bebês podem obtê-lo . Quando o fazem , pode passar despercebido , porque não é uma doença típica de crianças . Normalmente, mono em crianças produz sintomas muito mais suaves do que em adolescentes e adultos , de modo que muitas vezes passa despercebido e apura-se rapidamente. Dormir mais do que o habitual , perda de apetite e febre podem ser sintomas de mono em crianças . Se uma criança que tenha sido dada amoxicilina por outra razão quebra posteriormente em uma erupção cutânea ou urticária , este poderia ser um sintoma de mono também .