casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | urinárias
Você pode pegar uma DST de alguém que nunca foi sexualmente ativo?
Geralmente não é possível contrair uma doença sexualmente transmissível (DST) de alguém que nunca foi sexualmente ativo. As DSTs são transmitidas através do contato com fluidos corporais infectados, como sêmen, fluidos vaginais ou sangue. Se alguém nunca teve contato sexual, não terá sido exposto a esses fluidos e, portanto, não poderá transmitir uma DST.
Existem algumas raras exceções a esta regra. Por exemplo, é possível contrair o vírus herpes simplex tipo 1 (HSV-1), que causa o herpes oral, através do contato não sexual com alguém que tenha o vírus. No entanto, isso só é possível se a pessoa entrar em contato direto com a saliva ou lesões cutâneas do infectado.
Outra exceção é o vírus da hepatite B (HBV), que pode ser transmitido através do contato com sangue ou sêmen infectado. No entanto, o HBV geralmente não é transmitido por contato casual, como aperto de mão ou compartilhamento de bebida.
Se você está preocupado em contrair uma DST, é importante conversar com seu médico. Eles podem fornecer informações sobre os riscos das DSTs e como se proteger.