casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | urinárias
Quais são os efeitos colaterais em um ser humano quando os níveis de ácido úrico no corpo aumentam?
Quando os níveis de ácido úrico no corpo aumentam, isso pode levar a uma condição chamada hiperuricemia, que pode causar vários efeitos colaterais, incluindo: -
Gota: Este é o sintoma mais comum de hiperuricemia e ocorre quando os cristais de ácido úrico se acumulam nas articulações, causando dor súbita e intensa, inchaço e inflamação. As articulações mais comumente afetadas são o dedão do pé, joelho, tornozelo e pé.
-
Pedras nos rins: Altos níveis de ácido úrico podem levar à formação de cristais de ácido úrico nos rins, o que pode causar cálculos renais. Essas pedras podem bloquear o fluxo de urina, causando dor, dificuldade para urinar e, às vezes, danos renais.
-
Danos nos rins: Níveis elevados crônicos de ácido úrico podem danificar os rins, levando à diminuição da função renal. Isso pode ocorrer devido ao acúmulo de cristais de ácido úrico no tecido renal, causando inflamação e danos às delicadas unidades de filtragem dos rins.
-
Problemas cardiovasculares: Alguns estudos sugeriram uma associação entre níveis elevados de ácido úrico e um risco aumentado de doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos, derrames e hipertensão. No entanto, a relação exacta entre o ácido úrico e a saúde cardiovascular ainda não é clara e requer mais investigação.
-
Síndrome metabólica: A hiperuricemia está frequentemente associada a outros componentes da síndrome metabólica, um grupo de condições interligadas que incluem açúcar elevado no sangue, pressão alta, níveis prejudiciais de colesterol e obesidade abdominal. Juntas, essas condições aumentam o risco de doenças cardíacas, diabetes e derrame.
-
Aumento do estresse oxidativo: Altos níveis de ácido úrico podem atuar como antioxidante, mas em excesso pode promover estresse oxidativo. O estresse oxidativo ocorre quando há um desequilíbrio entre a produção de radicais livres (moléculas instáveis) e a capacidade do organismo de neutralizar seus efeitos. Está ligado a várias doenças crônicas, incluindo gota, doenças renais e problemas cardiovasculares.
É importante notar que nem todas as pessoas com níveis elevados de ácido úrico apresentam esses efeitos colaterais e a suscetibilidade individual varia. O controle dos níveis de ácido úrico por meio de uma dieta balanceada, exercícios regulares e, se necessário, medicamentos pode ajudar a prevenir ou reduzir essas complicações.