casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | urinárias
O que são ureteres bilaterais?
Ureteres bilaterais referem-se à presença de dois ureteres, um de cada lado do sistema urinário, que conectam os rins à bexiga. Na anatomia humana típica, a maioria dos indivíduos possui dois ureteres.
Funções:
1.
Transporte de urina: A função principal dos ureteres é transportar a urina dos rins para a bexiga. A urina, produzida pelos rins como resíduo da filtração do sangue e da regulação dos fluidos corporais, é coletada na pelve renal de cada rim. Os ureteres transportam essa urina até a bexiga urinária para armazenamento temporário antes da eliminação do corpo.
2.
Ondas peristálticas: Os ureteres movem ativamente a urina através de seus lúmens usando contrações musculares rítmicas e involuntárias conhecidas como peristaltismo. Essas ondas de contrações empurram a urina pelos ureteres em pulsos.
3.
Válvulas e esfíncteres: Nas junções entre os ureteres e a pelve renal (junções ureteropélvicas) e entre os ureteres e a bexiga urinária (junções ureterovesicais), existem músculos esfincterianos que ajudam a controlar o fluxo de urina. Esses músculos relaxam e contraem em coordenação com o peristaltismo dos ureteres para regular a passagem da urina.
Variações e Anomalias:
1.
Sistemas de coleta dupla: Às vezes, anomalias no desenvolvimento renal podem resultar em ureteres adicionais conectados a um único rim. Eles são conhecidos como ureteres bífidos ou duplex e podem ocorrer em um ou ambos os lados.
2.
Ureter ectópico: Raramente, o ureter pode não atingir a bexiga devido a irregularidades de desenvolvimento. Essa condição, chamada ureter ectópico, pode terminar de forma anormal em locais como a uretra, a vagina ou o canal deferente (nos homens).
3.
Refluxo Vesicoureteral: Outra anomalia potencial é o refluxo vesicoureteral (RVU), que ocorre quando a urina flui de volta da bexiga para os ureteres. Esta condição pode causar infecções e possíveis danos renais.
A presença de ureteres bilaterais é considerada normal e a maioria dos indivíduos funciona com dois ureteres sem complicações. No entanto, compreender as variações e anomalias anatômicas nos ureteres é importante nas avaliações médicas, no diagnóstico de problemas do trato urinário e na orientação de intervenções adequadas.