casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | urinárias

Todas as E.coli que causam infecção do trato urinário são uropatogênicas?

Nem todas as cepas de E. coli que causam infecções do trato urinário (ITU) são uropatogênicas. E. coli uropatogênica (UPEC) são cepas específicas que adquiriram fatores de virulência que lhes permitem colonizar e infectar o trato urinário. Esses fatores de virulência incluem fímbrias, que ajudam as bactérias a aderir às células uroepiteliais, toxinas que danificam as células uroepiteliais e enzimas que facilitam a invasão dos tecidos.

Embora UPEC seja a causa mais comum de ITUs, outras cepas de E. coli que não possuem esses fatores de virulência específicos também podem ocasionalmente causar ITUs. Estas cepas não uropatogênicas de E. coli podem causar ITUs em indivíduos com sistema imunológico comprometido ou condições subjacentes que alteram as defesas normais do trato urinário.

Portanto, nem todas as cepas de E. coli que causam ITU podem ser classificadas como uropatogênicas. Apenas as cepas que possuem fatores de virulência específicos e são capazes de causar ITUs em indivíduos saudáveis ​​são consideradas E. coli uropatogênicas.