casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | urinárias

Qual é a indicação da cateterização urinária?

Indicações para cateterismo urinário:

- Uropatia obstrutiva: O cateterismo urinário é realizado para aliviar a obstrução e promover o fluxo urinário em casos de uropatia obstrutiva, como hiperplasia prostática benigna (HPB), estenoses uretrais e contraturas do colo da bexiga.


- Bexiga neurogênica: O cateterismo urinário pode ser necessário para indivíduos com bexiga neurogênica, onde os nervos que controlam a função da bexiga são danificados, levando ao esvaziamento incompleto da bexiga.


- Incontinência urinária: Em alguns casos de incontinência urinária, o cateterismo pode ser usado para controlar a produção de urina e prevenir perdas.


- Cirurgia e procedimentos médicos: O cateterismo urinário pode ser necessário durante cirurgias que envolvem o trato urinário ou órgãos reprodutivos, bem como antes, durante e após certos procedimentos médicos.


- Monitoramento da produção de urina: O cateterismo urinário permite medição e monitoramento precisos do débito urinário, o que é crucial em pacientes gravemente enfermos e naqueles com desequilíbrios hídricos.


- Administração de medicamentos: Cateteres podem ser usados ​​para administrar certos medicamentos diretamente na bexiga, como agentes quimioterápicos ou instilação de contraste para imagens.


- Retreinamento da bexiga: Em alguns casos, o cateterismo urinário é usado como parte de programas de reciclagem da bexiga para ajudar os indivíduos a recuperar o controle sobre a função da bexiga.