casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | urinárias

Como tratar biofilmes em cateteres

cateteres são tubos feitos de látex ou silicone que são usadas para auxiliar na drenagem de excesso de líquidos e urina , e para a administração intravenosa de medicamentos, nutrição líquido ou produtos do sangue. As bactérias encontram as condições do cateter e tecido circundante corporais um terreno ideal . Vêm a partir da microflora (bactérias ) sobre a pele do paciente e o pessoal médico , ou substâncias contaminadas que foram administrados por via intravenosa . As bactérias aderem à superfície exterior ou interior do cateter e se multiplicam , secretando uma substância semelhante a gel ( biofilme ) que protege a colónia bacteriana . Quanto mais tempo o cateter permanece no lugar , quanto maior for o desenvolvimento de biofilme e maior é o risco de um indivíduo desenvolver uma infecção . Instruções
1

Substitua os cateteres de forma rotineira . As bactérias em biofilmes são difíceis de erradicar porque desenvolvem resistência a muitos dos antibióticos utilizados para o tratamento de infecções . Substituir o cateter antes de usar antibióticos para tratamento de infecções reduz o tempo necessário para se livrar da infecção e leva a menos recaídas .
2

controlar o pH urinário do paciente. Biofilmes cristalinos causar incrustações cateter que bloqueia cateteres urinários em até metade dos indivíduos com cateterização a longo prazo. Os bloqueios , e infecções resultantes , são causadas principalmente por bactérias que produzem a enzima urease que altera a ureia na urina em amoníaco . O amoníaco aumenta o pH de nucleação ( pH n , ao nível em que os cristais são formados ) da urina, o que provoca a formação de cristais de sais de cálcio e magnésio que ficam presas no biofilme . Indivíduos com cateterismo de longo prazo raramente beber bastante líquidos , fazendo com que tenham baixo pH n . O consumo de líquidos que contêm citrato , como o suco de laranja, e aumentar a ingestão de líquidos em geral eleva o pH n e reduz a taxa de incrustação de cristal.
3

Use sensores que mudam de cor como biofilmes cristalinas começam a formar na superfície do cateter urinário . Estes são colocados em sacos de drenagem e detectar subindo pH n fornecer alerta precoce antes dos blocos incrustação do tubo.
4

Use cateteres com válvulas manuais . Cateteres de drenagem continuamente tornar-se bloqueada por incrustação mais rapidamente do que cateteres com uma válvula manual. As válvulas permitem que o indivíduo periodicamente para drenar o saco , ou de renunciar a necessidade de um saco de drenagem completo. A urina não está banhando continuamente o cateter resultando em biofilme rápido e formação de cristais.
5

Escolha cateteres de silicone sempre que possível. Cateter superfícies parecem suaves , mas são , na verdade, áspera e cheia de crateras que fazem lugares aconchegantes para biofilmes para multiplicar . Os cateteres de látex têm superfícies mais rugosas do que os cateteres de silicone devido aos métodos de fabricação e o uso de um pó fino, para impedir que o látex se colem às máquinas durante a produção . Os cateteres de silicone são mais suaves , mas ainda têm algumas superfícies irregulares , particularmente nas aberturas ( eyeholes ) , e a partir das marcas de estrias de extrusão ( sendo empurrado através de uma abertura durante o fabrico , similar ao controlo amolecida argila de modelagem por meio de um anel ) .

6

Escolha superfícies cateteres feitos de materiais que são quimicamente atraídas por hidrofílico ( e facilmente dissolvido em água ) . Eles são menos propensos a permitir que as bactérias para manter o tubo , a menos que o pH da urina aumenta n ( se torna mais alcalino) . Urina resultados alcalinas em cristais que congregam na superfície e começam a se formar biofilme .
7

Praticar a gestão cateter adequado. Muitos profissionais de saúde acreditam que infecções do trato urinário são inevitáveis ​​e desenvolver " cateter apatia. " Enfermeiros , os gestores primárias de cateteres , podem reduzir a incidência de infecções causadas por biofilme em cateteres simplesmente por lavagem adequadamente as mãos . Devidamente prender e proteger o cateter para impedir o movimento também reduz a colonização do biofilme .
8

Considere o uso de cateteres impregnados com substâncias antimicrobianas , incluindo prata. Eles não têm mostrado conclusivamente uma redução das infecções relacionadas com o biofilme , mas pode funcionar em algumas situações.