casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | úlceras

Quais são as causas das úlceras digestivas?

Causas de úlceras digestivas

As úlceras digestivas são feridas que se desenvolvem no revestimento do estômago ou do intestino delgado. Eles podem causar dor, sangramento e outros sintomas.

A causa mais comum de úlceras digestivas é a infecção pela bactéria Helicobacter pylori (H. pylori). H. pylori é um tipo de bactéria em forma de espiral que pode viver no estômago e no intestino delgado humanos. Pode causar inflamação e danos ao revestimento desses órgãos, levando ao desenvolvimento de úlceras.

Outras causas de úlceras digestivas incluem:

* Anti-inflamatórios não esteróides (AINEs): Os AINEs são um tipo de medicamento usado para aliviar a dor, a febre e a inflamação. Eles podem causar danos ao revestimento do estômago e do intestino delgado, levando ao desenvolvimento de úlceras. Os AINEs incluem aspirina, ibuprofeno, naproxeno e celecoxib.
* Abuso de álcool: O álcool pode danificar o revestimento do estômago e do intestino delgado, levando ao desenvolvimento de úlceras.
* Fumar: Fumar pode aumentar o risco de desenvolver úlceras digestivas.
* Diabetes: O diabetes pode danificar os nervos que controlam o estômago e o intestino delgado, levando ao desenvolvimento de úlceras.
* Certas condições médicas: Certas condições médicas, como doença de Crohn, síndrome de Zollinger-Ellison e doença celíaca, podem aumentar o risco de desenvolver úlceras digestivas.
* Estresse: O estresse pode levar à liberação de hormônios que podem danificar o revestimento do estômago e do intestino delgado, levando ao desenvolvimento de úlceras.
* Certos alimentos: Certos alimentos, como alimentos picantes, cafeína e álcool, podem irritar o revestimento do estômago e do intestino delgado, contribuindo para a formação de úlceras.