casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | úlceras
O que é uma úlcera antral?
Uma úlcera antral é um tipo de úlcera péptica que ocorre no antro, que é a parte inferior do estômago. As úlceras pépticas são feridas que se desenvolvem no revestimento do estômago ou do intestino delgado. Eles são causados por uma ruptura no revestimento da mucosa do estômago ou intestino, que permite que o ácido estomacal e os sucos digestivos entrem em contato com os tecidos subjacentes. Isso pode causar inflamação, erosão e ulceração do tecido.
As úlceras antrais são frequentemente associadas à infecção por Helicobacter pylori, um tipo de bactéria que pode viver no estômago e no duodeno. Acredita-se que a infecção por H. pylori seja responsável por até 90% das úlceras antrais. Outros fatores de risco para úlceras antrais incluem o uso de antiinflamatórios não esteroides (AINEs), como aspirina, ibuprofeno e naproxeno, além de tabagismo, consumo de álcool e estresse.
Os sintomas de uma úlcera antral podem incluir:
* Dor abdominal
* Náusea
* Vômito
* Inchaço
* Gás
* Azia
* Dificuldade em engolir
*Perda de apetite
* Perda de peso
As úlceras antrais podem ser diagnosticadas com uma variedade de testes, incluindo:
* Endoscopia digestiva alta:procedimento no qual um tubo fino e flexível com uma câmera na extremidade é inserido no esôfago, estômago e duodeno para visualizar o revestimento desses órgãos.
* Biópsia:Procedimento no qual um pequeno pedaço de tecido é removido do estômago ou duodeno e examinado ao microscópio.
* Teste de antígeno nas fezes:Um teste que detecta antígenos de H. pylori nas fezes.
* Teste respiratório:Um teste que mede a quantidade de dióxido de carbono no ar expirado após beber uma solução contendo uréia. Se o H. pylori estiver presente, ele decomporá a uréia e produzirá dióxido de carbono.
O tratamento para úlceras antrais geralmente envolve medicamentos para reduzir a produção de ácido estomacal, como inibidores da bomba de prótons (IBP) ou antagonistas do receptor de histamina-2 (H2RAs), e antibióticos para matar o H. pylori, se estiver presente. Em alguns casos, a cirurgia pode ser necessária para tratar uma úlcera perfurada ou hemorrágica.
As úlceras antrais podem ser prevenidas evitando fatores de risco como uso de AINEs, tabagismo, consumo de álcool e estresse. Também é importante praticar uma boa higiene, como lavar as mãos com frequência e evitar o contacto com pessoas doentes, para reduzir o risco de infecção por H. pylori.