Um ultra-som é um exame comumente usado durante a gravidez. Porque os ultra-sons são eficazes em fornecer uma visão do útero que pode ser usado com segurança para verificar a existência de miomas uterinos também. As mulheres podem ser propensas a desenvolver miomas uterinos durante a gravidez. A vantagem deste teste é que ele é um procedimento não-invasivo e não envolve exposição à radiação.
MRI
Uma ressonância magnética pode ser um pouco menos confortável do que o teste de ultra-som , porque a mulher deve ficar dentro de um pequeno cilindro para o procedimento. Uma ressonância magnética dá ao médico uma melhor imagem dos ovários e do trato reprodutivo . Em imagens de ressonância magnética , os miomas sejam distintas e claro , que aparece mais escura do que o resto do útero . Devido à despesa do teste, uma ressonância magnética só é geralmente encomendados por médicos se um ultra-som não forneceu uma imagem bastante clara do útero.
Tomografia computadorizada
a tomografia computadorizada é um exame não invasivo que tem imagens de órgãos internos , tecidos e outras partes do corpo. Um médico pode pedir uma tomografia computadorizada para miomas se uma ressonância magnética não é uma opção porque a mulher tem de metal ou de implantes no corpo, tem claustrofobia, ou não podem jejuar devido a uma condição médica, como diabetes. Ao contrário de uma ressonância magnética, a tomografia computadorizada não exige material de contraste , que pode causar reações graves em pacientes com problemas renais. A CT dá uma imagem mais detalhada do que um raio- X e pode fornecer imagens de qualidade semelhante a um ultra-som , mas é uma ferramenta de diagnóstico mais caros.
Histeroscopia
Este teste é utilizado apenas se a mulher está a ter complicações, como infertilidade , dor ou menstruação pesada. Uma pequena câmara é inserido na abertura vaginal e passaram através do colo uterino . Apesar de uma técnica um pouco mais invasivo , dá ao médico uma melhor visão dos miomas. Alguns cólicas e menor sangramento podem ocorrer a partir do microscópio que passa através do colo do útero .
Uterina de raios - X
Este teste é também ligeiramente invasivo porque um corante deve ser injectado através o colo do útero . Este corante em seguida, mostra o útero e tubos de falópio em um raio- X , proporcionando ao médico com informações sobre trompas de falópio bloqueadas que explicariam a infertilidade. Este teste também pode ser um pouco doloroso e pode causar cólicas e sangramento.
Outros testes
Testes adicionais , chamados de biópsia do endométrio e dilatação e curetagem (D &C) , são usados para obter parte do revestimento do útero . Ambos os testes são um pouco invasivo e é feito apenas , se necessário, para excluir outras causas de períodos pesados ou longos.