casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Doenças da tireóide
Uma glândula tireoide subativa pode se tornar hiperativa?
Sim, é possível que uma glândula tireoide hipoativa (hipotireoidismo) se torne hiperativa (hipertireoidismo) em uma condição conhecida como “tireotoxicose transitória” ou “tireoidite subaguda”. Isso geralmente ocorre durante a fase de recuperação da tireoidite, uma inflamação da glândula tireoide.
Durante a tireoidite, a glândula tireoide danificada pode liberar uma quantidade excessiva de hormônios tireoidianos na corrente sanguínea, levando ao hipertireoidismo temporário. Essa superprodução de hormônios tireoidianos pode causar sintomas de tireotoxicose, como aumento da frequência cardíaca, ansiedade, perda de peso, intolerância ao calor e aumento do apetite. No entanto, esta fase é geralmente transitória e, eventualmente, a função da tiróide volta ao normal ou torna-se novamente hipoactiva.
É essencial que os indivíduos que foram diagnosticados com hipotireoidismo continuem o monitoramento regular dos níveis de hormônio da tireoide e discutam quaisquer alterações nos sintomas com seu médico para um tratamento adequado.