casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doenças da tireóide

O que causa a tireotoxicose?

Tireotoxicose ocorre quando a tireoide produz hormônio tireoidiano em excesso, levando ao aumento do metabolismo e a uma série de sintomas. A causa mais comum de tireotoxicose é a doença de Graves , um distúrbio autoimune em que o sistema imunológico produz anticorpos estimuladores da tireoide que se ligam à glândula tireoide e fazem com que ela produza hormônio tireoidiano em excesso.

Aqui estão algumas outras causas de tireotoxicose:

Bócio nodular tóxico: Essa condição ocorre quando nódulos ou caroços se desenvolvem na glândula tireoide e um ou mais desses nódulos tornam-se hiperativos e produzem hormônio tireoidiano em excesso.

Bócio multinodular tóxico: Esta é uma variante do bócio nodular tóxico, em que vários nódulos na glândula tireoide tornam-se hiperativos e levam à produção excessiva de hormônio tireoidiano.

Tiroidite subaguda: Esta é uma inflamação transitória da glândula tireóide, muitas vezes desencadeada por uma infecção viral. Em alguns casos, a tireoidite subaguda pode causar tireotoxicose temporária, pois a glândula tireoide inflamada libera quantidades excessivas de hormônio tireoidiano na corrente sanguínea.

Tireotoxicose induzida por amiodarona: A amiodarona é um medicamento comumente usado para tratar distúrbios do ritmo cardíaco. Contém iodo, que pode interferir na função da tireoide. Em algumas pessoas, a amiodarona pode causar tireotoxicose.

Struma ovarii: Esta é uma condição rara em que o tecido tireoidiano se desenvolve em um tumor ovariano. Struma ovarii pode produzir hormônio tireoidiano e causar sintomas de tireotoxicose.

Tireotoxicose factícia: Esta é uma condição muito rara em que alguém toma intencionalmente medicamentos com hormônio tireoidiano ou outras substâncias para produzir sintomas de tireotoxicose.