casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doenças da tireóide

Uma aspiração com agulha fina de um nódulo de tireoide dói?

A aspiração com agulha fina (PAAF) do nódulo tireoidiano é geralmente considerada um procedimento minimamente doloroso. Aqui está o que você pode esperar:

Durante o procedimento:

Anestesia local:Antes do procedimento, o médico limpará a área e aplicará um anestésico local para anestesiar a pele e o tecido subjacente. Isso ajuda a minimizar o desconforto durante a inserção da agulha.
Inserção da agulha:O médico inserirá uma agulha fina e oca no nódulo da tireoide. Isso pode causar uma picada ou pressão momentânea, mas o efeito entorpecente do anestésico local deve ajudar a reduzir qualquer dor significativa.
Aspiração:O médico usará a agulha para retirar uma pequena quantidade de células do nódulo. Esse processo geralmente leva apenas alguns segundos e a maioria das pessoas o tolera bem. Alguns indivíduos podem sentir um leve desconforto ou sensação de pressão durante a aspiração.
Após o procedimento:

Algumas pessoas podem sentir uma leve dor ou sensibilidade no local da injeção por um curto período de tempo após a PAAF. Esse desconforto geralmente pode ser controlado com analgésicos de venda livre.
Ocasionalmente, podem ocorrer hematomas ou inchaço ao redor do local da injeção, mas geralmente desaparecem em poucos dias.
No geral, embora seja esperado algum desconforto, a maioria das pessoas acha que a dor associada à aspiração com agulha fina do nódulo da tireoide é mínima e controlável.