casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Doenças da tireóide
A liberação crônica de excesso de tiroxina pode causar um aumento sustentado do coração e enfraquecimento do coração?
A liberação crônica de excesso de tiroxina pode causar um aumento sustentado na freqüência cardíaca e resultar em enfraquecimento do coração. Esta condição é conhecida como tireotoxicose ou hipertireoidismo. Veja como isso ocorre:
1.
Aumento da taxa metabólica: O excesso do hormônio tiroxina aumenta a taxa metabólica do corpo, o que significa que o corpo queima energia mais rapidamente. Isso faz com que o corpo trabalhe mais e sobrecarrega vários sistemas, incluindo o sistema cardiovascular.
2.
Aumento da frequência cardíaca: O aumento da taxa metabólica requer que mais oxigênio e nutrientes sejam entregues aos tecidos do corpo. A frequência cardíaca aumenta como mecanismo compensatório para atender essa demanda. Este aumento sustentado da frequência cardíaca é chamado de taquicardia.
3.
Hipertrofia Cardíaca: Com o tempo, os músculos cardíacos sofrem alterações conhecidas como hipertrofia cardíaca. Isso significa que as células do músculo cardíaco aumentam para atender ao aumento da carga de trabalho causada pela frequência cardíaca mais elevada. Embora a hipertrofia cardíaca possa inicialmente ajudar o coração a se adaptar às demandas crescentes, a hipertrofia sustentada pode enfraquecer o músculo cardíaco e levar a complicações.
4.
Fibrilação Atrial: A tireotoxicose crônica pode fazer com que as câmaras superiores do coração (átrios) desenvolvam um ritmo cardíaco anormal denominado fibrilação atrial. A fibrilação atrial causa batimentos cardíacos rápidos e irregulares, reduzindo a eficiência do coração em bombear o sangue de forma eficaz.
5.
Insuficiência cardíaca: A tireotoxicose prolongada pode causar insuficiência cardíaca. Quando o músculo cardíaco fica sobrecarregado por um longo período, ele pode eventualmente ficar enfraquecido e incapaz de bombear o sangue com eficácia. Isso pode causar sintomas como falta de ar, fadiga e inchaço nas pernas.
É importante observar que a liberação crônica de excesso de tiroxina geralmente é causada por condições subjacentes da tireoide, como a doença de Graves ou o bócio nodular tóxico. O diagnóstico e o tratamento precoces do distúrbio da tireoide são cruciais para prevenir ou controlar os efeitos adversos da tireotoxicose no coração.