casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Doenças da tireóide
Por que o tecnécio não é organizado pela tireóide?
O tecnécio não é efetivamente organizado pela glândula tireoide devido à sua baixa afinidade pela tireoglobulina. A tireoglobulina é uma glicoproteína dimérica que atua como precursor dos hormônios tireoidianos tiroxina (T4) e triiodotironina (T3). Esses hormônios são sintetizados pela adição sequencial de átomos de iodo aos resíduos de tirosina da tireoglobulina. O processo é mediado pela enzima tireóide peroxidase, que acopla o iodo aos resíduos de tirosina da tireoglobulina para formar monoiodotirosina (MIT) e diiodotirosina (DIT). MIT e DIT passam então por acoplamento adicional para formar T4 e T3, respectivamente.
O tecnécio, por outro lado, é um metal de transição com número atômico 43 e símbolo químico Tc. Possui uma estrutura química diferente e não tem a mesma afinidade pela tireoglobulina que o iodo. Embora o iodo seja um elemento não metálico com número atômico 53, ele compartilha algumas propriedades químicas com os elementos metálicos do Grupo 7, que inclui o tecnécio. No entanto, as propriedades químicas do tecnécio são mais semelhantes às do manganês e do rênio do que às do iodo.
Devido à sua baixa afinidade pela tireoglobulina, o tecnécio não é incorporado aos hormônios tireoidianos. Em vez disso, é rapidamente absorvido pela glândula tireoide, mas não se liga à tireoglobulina. Como resultado, o tecnécio não é organizado de forma eficaz pela tireóide e é rapidamente eliminado do corpo.
Portanto, o tecnécio não pode substituir o iodo na síntese dos hormônios tireoidianos, e seu uso como radioisótopo para imagens da tireoide baseia-se na sua capacidade de concentração na glândula tireoide, e não na sua incorporação nos hormônios tireoidianos.