casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Doenças da tireóide
O que são nós hipermetabólicos?
Nódulos hipermetabólicos referem-se às regiões dos linfonodos que demonstram aumento da atividade metabólica. Essas regiões estão comumente associadas à disseminação ou metástase do câncer. Os nódulos hipermetabólicos aparecem como áreas com captação aumentada de traçadores radioativos, como a fluorodesoxiglicose (FDG), na tomografia por emissão de pósitrons (PET).
PET-CT são usados rotineiramente em oncologia para avaliar a presença, localização e extensão de lesões cancerígenas em todo o corpo. Em particular, os nódulos hipermetabólicos são de interesse, pois podem indicar a propagação do cancro para o sistema linfático. As células cancerígenas que metastatizaram para os gânglios linfáticos podem exibir aumento da atividade metabólica, levando a uma maior captação de FDG e, portanto, aparecendo como nódulos hipermetabólicos nos exames PET-CT.
Identificar e avaliar nódulos hipermetabólicos pode ajudar no estadiamento do câncer, avaliar a resposta ao tratamento e orientar futuras estratégias de tratamento. No entanto, é essencial observar que nem todos os nódulos hipermetabólicos representam necessariamente lesões cancerígenas, e mais testes ou procedimentos diagnósticos podem ser necessários para confirmar a natureza desses achados.