casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doenças da tireóide

Islandês O que saber

O islandês é uma língua germânica do norte falada por cerca de 350.000 pessoas, principalmente na Islândia. É o parente vivo mais próximo da linguagem dos manuscritos escandinavos medievais.

Aqui estão alguns fatos interessantes sobre o islandês:
- O islandês é uma das línguas vivas mais conservadoras e a sua gramática e vocabulário permaneceram praticamente inalterados desde o século XII, altura em que os primeiros documentos escritos foram produzidos na Islândia.
- Possui uma gramática rica e altamente flexionada. Substantivos, adjetivos e verbos possuem vários casos gramaticais e quatro gêneros, e alguns verbos também mudam com o gênero do sujeito.
- O islandês não emprestou muitas palavras de outras línguas e, em vez disso, formou novas palavras a partir das suas próprias raízes, pelo que grande parte do vocabulário é bastante singular.
- A língua islandesa tem uma tradição literária que remonta a mais de mil anos, tendo as primeiras obras escritas surgido no século XII. As mais conhecidas dessas obras são as sagas, que são histórias longas e épicas, muitas vezes contando a vida e as aventuras dos chefes islandeses.
- A língua islandesa tem uma forte tradição de narrativa oral e poesia, e há muitos poetas e contadores de histórias qualificados que se apresentam regularmente em eventos e festivais.
- O islandês é uma língua vibrante que está em constante evolução e adaptação às novas tendências e tecnologias. É uma língua cheia de história e cultura e é um testemunho vivo do espírito duradouro do povo islandês.