Na presença de doenças da tireóide, especialmente hipertireoidismo, o excesso de iodo não é recomendado. Por isso todos os alimentos ricos em iodo e outras fontes de iodo , tais como medicamentos , e até mesmo os agentes de contraste que são utilizados em processos de raios - X , pode exacerbar a disfunção da tiróide .
Entre todos os alimentos que são comuns muitas vezes incluídos em uma dieta regular, frutos do mar contém o maior nível de iodo. Entre os frutos do mar a classificação mais alta são caranguejos, lagostas , ostras e outras formas de marisco. Algas também é conhecida por ter um teor muito elevado de iodo . O leite e produtos vegetais contêm altos níveis de iodo se forem obtidas a partir de áreas onde há um alto teor de iodo no solo. Por exemplo , o solo nas zonas costeiras do oceano tem maior teor de iodo em relação a áreas do interior . Alguns outros alimentos comuns que naturalmente contêm um alto teor de iodo são os ovos e pães.
Hoje, a fonte de iodo mais comum para a maioria dos americanos é iodado sal, que tem 70 microgramas de iodo por grama. Todos os alimentos ricos em iodo devem ser evitados por pessoas que sofrem de uma glândula tireóide funcione mais, conhecido como hipertireoidismo. Pessoas com hipotireoidismo, sub- funcionamento da glândula tireóide, pode ser aconselhado por um médico a comer alimentos ricos em iodo até que a condição é trazido sob controle. No entanto, mesmo que a pessoa não sofre de qualquer doença da tireóide , no momento, mas é geneticamente predisposto à doença autoimune da tiróide , é aconselhável que o excesso de iodo ser evitada, incluindo o uso de sal iodado .