A glândula tireóide utiliza o iodo para fazer tiroxina (T4) e triiodotironina ( T3). A hipófise glândula libera hormônio estimulador da tireóide (TSH ) para induzir a produção de T4 e T3 na glândula tireóide .
Testes
testes comuns que medem a quantidade de T3 e T4 incluem exames de sangue que determinam os níveis de T3 e T4 no soro e radioimunoensaio (RIA) para os pacientes que não tomam a medicação de substituição da tiróide.
T4
de acordo com o Universidade de Michigan Health System , da faixa normal de T4 é 5-13,5 microgramas por decilitro . Se o nível de T4 é maior , então a tiróide está produzindo muito hormona ou a dosagem de medicamento de substituição da tiróide é demasiado elevada . Um nível inferior indica a função da tireóide diminuído ou que a dose de medicação de reposição da tireóide é muito baixo.
T3
O intervalo normal para T3 é 100-200 nanogramas por decilitro , o que equivale a 0,1-0,2 microgramas por decilitro . Um maior nível de T3 pode indicar hipertiroidismo , doença de Graves , ou possivelmente o câncer de tireóide . Baixa T3 pode indicar hipotiroidismo ou doença de Hashimoto . Doença hepática e gravidez causam leituras artificialmente elevados de T3 .
Considerações
estrogênio e alguns medicamentos podem afetar o nível de T3 e T4 no sangue. Uma combinação de testes podem identificar com mais precisão anormalidades da tireóide do que um único teste.