A tireóide é uma glândula localizada no pescoço, que desempenha um papel importante no metabolismo. Uma tireóide funcionando de forma anormal pode ser hiperativa , que é chamado de hipertireoidismo , ou hipoatividade , que é chamado de hipotireoidismo .
Isótopos instáveis
O Throid está localizado no pescoço.
Um elemento químico pode existir em diferentes formas , chamadas de isótopos , dependendo do número de neutrões no núcleo dos seus átomos . Certos isótopos de muitos elementos são instáveis , o que quer dizer radioactivos . Com o tempo, os núcleos dos seus átomos liberam energia até que se tornem estáveis.
Iodo radioativo
A glândula tireóide é vital para a função metabólica .
iodo é vital para a função das células da tireóide. Assim , um isótopo de iodo conhecido como o iodo - 123 ou I- 123 , é útil no diagnóstico de condições da tiróide . Quando as células são mais ativas , elas ocupam mais iodo do sangue.
Monitoramento
um isótopo instável é um isótopo que é radioativo .
Porque I- 123 é instável , ele libera energia constantemente. Em uma analise da tiróide , I- 123 é injectado no sangue . Detectores de radiação (câmeras especiais) são, então, apontou para o pescoço, e da glândula tireóide pode ser trabalhada. Com base na rapidez com I- 123 é absorvido pela tiróide , e os padrões em que diferentes partes da glândula absorvem , distúrbios da tiróide pode ser diagnosticada .
Condições da tiróide
radioactiva O iodo pode ser utilizada para diagnosticar várias condições . Condições
que podem ser diagnosticadas através de varredura I- 123 incluem hipertireoidismo e hipotireoidismo ( cada qual tem muitas causas possíveis ) e vários tumores da tiróide .