casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | golpe
Um acidente vascular cerebral pode causar perda de visão?
Sim, um acidente vascular cerebral pode causar perda de visão. Isto pode acontecer se o acidente vascular cerebral afetar a parte do cérebro que controla a visão ou se danificar o nervo óptico, que transporta a informação visual do olho para o cérebro.
O tipo mais comum de perda de visão após um acidente vascular cerebral é chamado de hemianopia homônima, o que significa que uma pessoa perde metade da visão em ambos os olhos. Isso pode acontecer se o acidente vascular cerebral afetar o trato óptico, que é um feixe de fibras nervosas que conecta os nervos ópticos ao cérebro.
Outros tipos de perda de visão após um acidente vascular cerebral incluem:
*
Perda de visão monocular: Isso significa que uma pessoa perde a visão de um olho.
*
Cegueira cortical: Este é um tipo raro de perda de visão que ocorre quando o acidente vascular cerebral afeta o córtex visual, que é a parte do cérebro que processa as informações visuais.
*
Negligência visual: Esta é uma condição em que uma pessoa não tem consciência dos objetos em um lado do seu campo visual.
A perda de visão após um acidente vascular cerebral pode ser temporária ou permanente. Em alguns casos, a visão pode melhorar com o tempo, mas em outros casos, não.
Se sentir alguma mudança repentina na sua visão, é importante consultar um médico imediatamente. Isto pode ser um sinal de acidente vascular cerebral, e o diagnóstico e tratamento precoces podem ajudar a minimizar o risco de perda permanente da visão.