casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | golpe

O que se entende por infarto?

Infarto refere-se a uma área de tecido que sofreu necrose (morte celular) devido à falta de suprimento sanguíneo. Ocorre quando há um bloqueio em uma artéria ou veia, interrompendo o fornecimento de oxigênio e nutrientes a uma determinada região do tecido. Isso pode acontecer em vários órgãos e tecidos do corpo, incluindo coração, cérebro, rins e intestinos.

Os infartos são frequentemente causados ​​por um coágulo sanguíneo que obstrui um vaso sanguíneo, levando à isquemia (redução do fluxo sanguíneo) e eventual morte celular. Este processo é comumente associado a condições como aterosclerose (acúmulo de placas nas artérias) ou trombose (formação de coágulos sanguíneos).

Em termos médicos, um infarto é normalmente nomeado com base no órgão ou tecido afetado. Por exemplo, um enfarte do miocárdio refere-se a um ataque cardíaco, onde uma parte do músculo cardíaco morre devido a um bloqueio nas artérias coronárias. Da mesma forma, um enfarte cerebral denota um acidente vascular cerebral, onde uma região do cérebro é afectada devido a uma interrupção no fornecimento de sangue.

Os infartos podem variar em tamanho, desde áreas pequenas e localizadas até regiões mais extensas de danos teciduais. As consequências de um infarto dependem da localização e extensão do tecido afetado, bem como da saúde geral e do funcionamento do indivíduo.