casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | golpe
Por que às vezes um ataque isquêmico transitório é chamado de acidente vascular cerebral leve e como isso é confirmado?
Um ataque isquêmico transitório (AIT) às vezes é chamado de "acidente vascular cerebral leve" porque é uma interrupção temporária do fluxo sanguíneo para o cérebro que causa sintomas semelhantes aos do acidente vascular cerebral, como fraqueza súbita, dormência ou problemas de visão. No entanto, os AITs são diferentes dos acidentes vasculares cerebrais porque não causam danos permanentes ao cérebro.
Os AITs costumam ser um sinal de alerta de que um AVC completo é iminente, por isso é importante consultar um médico imediatamente se sentir algum sintoma de AIT. Os AITs podem ser confirmados através de vários testes de diagnóstico, incluindo:
*
Imagens cerebrais: Uma tomografia computadorizada ou ressonância magnética pode revelar sinais de AIT, como áreas de diminuição do fluxo sanguíneo ou pequenas áreas de danos no cérebro.
*
Ultrassom carotídeo: Este teste utiliza ondas sonoras para criar imagens das artérias carótidas no pescoço, o que pode ajudar a identificar bloqueios ou estreitamentos que podem levar a AITs.
*
Ecocardiograma: Este teste usa ondas sonoras para criar imagens do coração e pode ajudar a identificar quaisquer anormalidades que possam aumentar o risco de AIT, como o forame oval patente (FOP), que é um buraco no coração que pode permitir que coágulos sanguíneos viajem para o cérebro.
Ao confirmar um AIT, os médicos podem tomar medidas para reduzir o risco de acidente vascular cerebral, como prescrever medicamentos para prevenir coágulos sanguíneos, fazer mudanças no estilo de vida ou recomendar cirurgia para melhorar o fluxo sanguíneo para o cérebro.