Quando uma pessoa tem um acidente vascular cerebral , um lado de seu corpo de repente, pode ficar dormente ou sentir-se fraco , o que torna difícil caminhar . Seu discurso pode ser arrastada, ele pode ter dificuldade para enxergar e ele poderia ser confundido . Ele precisa de atenção médica imediatamente. Na sala de emergência , um médico realiza um exame neurológico para verificar a capacidade funcional das partes específicas do cérebro. Cada questão avalia , entre outras coisas , a memória , visão e força. Um médico pode descobrir qual parte do cérebro é afetada por olhar para as áreas do teste em que a pessoa não se saiu bem .
CT /Tomografia
Se é suspeita de AVC , uma tomografia computadorizada (ou CAT scan - tomografia axial computadorizada ) da cabeça é feito de imediato. A CT usa raios-x para criar imagens das estruturas internas da cabeça. O exame leva cerca de 10 minutos , causa pouco desconforto e não requer nenhuma preparação especial. As imagens permitem aos médicos para determinar se os sintomas neurológicos são o resultado de acidente vascular cerebral ou um tumor cerebral . No primeiro caso, um CT ajuda a identificar o tipo de AVC ( isquêmico contra hemorrágico) presente.
MRI
A ressonância magnética ( MRI) , que utiliza campos magnéticos para retratar o cérebro ea medula espinhal , é muito superior à TC quando se trata de detalhes. Se o TC confirma acidente vascular cerebral, uma ressonância magnética é feito quase que imediatamente para reunir detalhes adicionais sobre a condição da pessoa . É possível detectar o sangramento , aneurismas ( abaulamento dos vasos sanguíneos no cérebro ) e outras anormalidades do cérebro e da medula espinhal . Uma ressonância magnética leva cerca de uma hora para executar e não requer preparação especial além de remover todos os metais ( jóias ) .
Outros testes
Outros testes não são tão urgentes como CT ou ressonância magnética e pode ser feita em algum momento depois que a pessoa apresenta sintomas de um acidente vascular cerebral . O eletroencefalograma (EEG ), que registra a atividade elétrica do cérebro, verifica convulsões. Um ultra-som Doppler de carótidas (artérias do pescoço que vão para o cérebro ) determina se há obstrução. O sangue pode também ser desenhado para descartar outras causas de sintomas de derrame -like , como infecção , overdose de drogas e tumor cerebral.
O tempo é da essência
A acidente vascular cerebral tem de ser diagnosticado mais rapidamente possível após os sintomas aparecem assim o tratamento pode ser iniciado . Com acidente vascular cerebral, o timing é tudo; pode significar a diferença entre a incapacidade leve e grave disfunção .