doença da artéria carótida , também conhecida como estenose da artéria carótida , pode ser simplesmente definida como obstrução das artérias do pescoço. " O estreitamento das artérias carótidas é mais comumente relacionada com a aterosclerose , um acúmulo de placa bacteriana , que é um depósito de substâncias gordurosas e de colesterol ", de acordo com a Universidade de Chicago Medical Center.
perigo
Este placa endurece , bloqueia as artérias e limita o fluxo de sangue e oxigênio para o cérebro . O resultado é muitas vezes um acidente vascular cerebral , uma debilitante " ataque cerebral ", que é uma das principais causas de incapacidade em pessoas idosas.
Sinais
isquêmico transitório ataques (AIT) são muitas vezes o primeiro indício de estenose carotídea e um aviso de que um grave acidente vascular cerebral pode ser iminente . Médicos do Instituto do Coração do Texas dizem: " AITs são episódios temporários de dor de cabeça , tontura , formigamento, dormência , visão turva, confusão ou paralisia. "
Medicação
A aspirina terapia , geralmente para a vida , ajuda a reduzir o risco de acidente vascular cerebral em pessoas que sofrem de obstrução das artérias no pescoço . Clopidogrel , dipiridamol e varfarina ajuda a diluir o sangue e minimizar a formação de coágulos sanguíneos .
Tratamento
A endarterectomia de carótida é o procedimento cirúrgico mais comum para o tratamento desta doença. " A endarterectomia carotídea provou beneficiar pacientes com artérias estenosou ( estreitada ) por 70 por cento ou mais ", relata a American Heart Association.