Um acidente isquémico transitório , às vezes chamado de "mini- derrames", tem sintomas de acidente vascular cerebral , mas geralmente dura menos de 24 horas. Causada por um bloqueio parcial de uma artéria , é um aviso de que um acidente vascular cerebral mais séria pode ocorrer . Médicos de emergência , muitas vezes usar a regra ABCD2 para ajudá-los a decidir se a admitir um paciente TIA para o hospital imediatamente ou se o paciente é provavelmente seguro para ir para casa e acompanhar mais tarde com o seu médico de família e um neurologista.
ABCD2 é um acrônimo
A sigla ABCD2 significa idade, pressão arterial , sintomas clínicos , duração dos sintomas e diabetes. Quando o médico calcula o risco de acidente vascular cerebral iminente do paciente , ele analisa cada um destes cinco factores e atribui um número entre 0 e 2 para cada uma . A pontuação total de 0 a 3 é considerado de baixo risco . Uma pontuação de 4 a 5 é considerado risco moderado . Um escore de 6 a 7 é considerado de alto risco.
Individuais escores fatoriais
idade de 60 anos ou mais de um paciente é pontuada 1. A pressão arterial sistólica de 140 ou superior e /ou pressão diastólica de 90 ou superior é marcado 1. Os sintomas clínicos pontuação é de 1 para comprometimento da fala ou 2 para a fraqueza de um lado do corpo. A duração de nove minutos ou menos é marcado 0, a duração de 10 a 59 minutos é marcado 1, a duração de uma hora ou mais é marcado 2. Se o paciente tem diabetes, que adiciona 1 ponto.
Precisão
Estudos sobre a precisão das ABCD2 na previsão de AVC estão em andamento. Médico de emergência Dr. Alan Adams, na equipe no coração das Montanhas Rochosas Regional Medical Center em Salida , Colorado, disse: "Eu acho que é útil dentro dos parâmetros da medicina - . Que nunca é 100 por cento "
o tempo é da essência
Adams disse que , quando um paciente chega com sintomas de derrame , sua primeira tarefa é controlar a pressão arterial. "Nós estamos indo para recolher a informação clínica sobre quando começou, o que está acontecendo e nós estamos indo para usar uma escala de acidente vascular cerebral ", disse Adams. A tomografia computadorizada será feito para verificar a existência de um vaso sanguíneo rompido no cérebro. Se não há vasos ter rompido , anticoagulantes podem ser administrados para reduzir a obstrução . A não ser que a diminuição dos sintomas , a equipe de emergência prossegue com o protocolo para o tratamento de acidente vascular cerebral : quanto mais rápido o tratamento , maior a chance de recuperação do paciente , Adams explicou . Se os sintomas do derrame passar, TIA é a suposição seguinte, eo ABCD2 é calculado.