Quando um acidente vascular cerebral afetou as partes do cérebro que controla a linguagem , a perda da função é chamada afasia. Quando o lado esquerdo do cérebro foi danificada por um derrame, cerca de metade dos canhotos são afetados e os destros mais são afetados, de acordo com a American Speech -Language- Hearing Association . Quando o lado direito do cérebro é danificado por acidente vascular cerebral, é possível que o indivíduo pode experimentar mais problemas do que apenas fala e da linguagem .
Cronograma
De acordo com o National curso de Associação, muitos problemas de fala ou afasia seguintes AVC vai melhorar dentro de algumas semanas após o acidente vascular cerebral. As melhorias continuarão por meses e até anos . Cada caso é um caso , mas é importante para um sobrevivente do curso para entender esse processo oferece esperança , mas pode ser longa.
Tipos
Existem diferentes categorias de afasia , conforme descrito pela American Stroke Association . Na afasia de Wernicke , o indivíduo tem sérias dificuldades de compreensão . Ele diz palavras sem sentido , cordas juntos uma série de palavras que não fazem sentido ou simplesmente usa a palavra errada sem perceber.
Afasia de Broca , o curso tem prejudicado regiões frontais do cérebro do hemisfério esquerdo , resultando em dificuldade em formar frases completas. Indivíduos podem deixar de fora as palavras , principalmente ligando palavras ou frases , e pode ter dificuldade em entender sentenças , particularmente aqueles com as direções.
Afasia global ocorre quando um acidente vascular cerebral afetou extensas áreas tanto da frente e de trás regiões do cérebro . Aqueles com afasia global têm deficiências significativas na fala e compreensão da linguagem , resultando em habilidades de comunicação muito diminuídos .
Significado
Uma pessoa com afasia pode ter problemas de compreensão do que é dito para ele ou falar com os outros . É ainda mais comum para um sobrevivente do curso para ter uma capacidade prejudicada de escrever e ler. A afasia pode ser leve e se manifesta como dificuldade em transportar as conversas , o problema seguinte discurso longo ou complicado ou síndrome ou anomia ponta - da- língua, onde é difícil encontrar uma palavra.
Se o indivíduo está experimentando afasia grave , ela pode entender pouco do que é dito e podem ter problemas para falar em tudo. Seu vocabulário pode ser reduzida a respostas simples, como "sim", "não", "obrigado" e " oi ", de acordo com a American Speech-Language- Hearing Association .
Prevenção /solução
é importante para um sobrevivente do curso para receber serviços por um fonoaudiólogo com experiência em cuidar de pessoas com afasia induzida por acidente vascular cerebral. Poderia ser um longo processo na recuperação da fala e da leitura /escrita habilidades. Familiares e amigos devem entender habilidades de fala não transmitir adequadamente o nível de inteligência da vítima de derrame . Para alguns com afasia , as novas tecnologias podem ajudá-los a se comunicar com os outros. Um fonoaudiólogo será capaz de ajudar a família e paciente na busca de terapias adequadas e de dispositivos de assistência.