casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | entorse
O que é uma tala rígida?
Uma tala rígida é um dispositivo médico usado para imobilizar um membro ou parte do corpo fraturado ou ferido. Normalmente é feito de um material duro e não flexível, como gesso, fibra de vidro ou termoplástico. Talas rígidas são frequentemente usadas para tratar fraturas, entorses e outras lesões que exigem que o membro seja mantido imóvel em uma posição específica.
As talas rígidas atuam fornecendo suporte externo à área lesionada, evitando que ela se mova e cause maiores danos. Eles também podem ajudar a reduzir a dor e o inchaço, limitando o movimento da área afetada. As talas rígidas são normalmente aplicadas por um profissional médico, como um médico ou enfermeiro, mas, em alguns casos, também podem ser aplicadas em casa.
Existem diferentes tipos de talas rígidas, cada uma projetada para finalidades específicas. Alguns tipos comuns de talas rígidas incluem:
-
Talas de gesso :São o tipo mais comum de tala rígida e são feitas de gesso parisiense. Eles são usados para tratar uma ampla gama de fraturas e outras lesões.
-
Talas de fibra de vidro :Essas talas são feitas de um material leve de fibra de vidro. São mais flexíveis que as talas de gesso e permitem algum movimento da área lesionada, ao mesmo tempo que fornecem suporte.
-
Talas termoplásticas :Essas talas são feitas de um material termoplástico que pode ser moldado ao formato da parte do corpo. Eles são freqüentemente usados para lesões nas mãos ou nos pés.
Talas rígidas são uma forma eficaz de imobilizar e apoiar membros e partes do corpo lesionados. Eles podem ajudar a reduzir a dor, o inchaço e o risco de maiores danos. No entanto, é importante que um profissional médico qualificado aplique uma tala rígida para garantir que esteja devidamente ajustada e forneça o suporte necessário.