casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | entorse

Como você torce o tornozelo?

Existem várias maneiras de torcer o tornozelo, também conhecido como entorse de tornozelo. Aqui estão alguns cenários comuns:

Andar ou correr em superfícies irregulares :Caminhar ou correr em terreno irregular ou instável, como ruas de paralelepípedos, trilhas para caminhadas ou campos esportivos, pode aumentar o risco de torcer o tornozelo.

Erros :Tropeçar em um objeto, pisar em um buraco ou superfície irregular ou calcular mal a altura de um degrau pode fazer com que seu pé role para dentro ou para fora, resultando em torção do tornozelo.

Lesões esportivas :As entorses de tornozelo são comuns em esportes que envolvem mudanças repentinas de direção, saltos, cortes ou giros, como basquete, futebol, vôlei e tênis.

Calçado incorreto :Usar sapatos que não oferecem suporte ou estabilidade adequados, como chinelos, tênis desgastados ou salto alto, pode aumentar a probabilidade de torcer o tornozelo.

Fadiga :Músculos e articulações cansados ​​ou fatigados podem reduzir o equilíbrio e a coordenação, tornando-o mais suscetível a entorses de tornozelo.

Lesões anteriores no tornozelo :Se você tem histórico de entorse de tornozelo, corre um risco maior de senti-las novamente.

É importante observar que as entorses de tornozelo podem variar em gravidade e, se você suspeitar que torceu o tornozelo, é aconselhável consultar um profissional de saúde para diagnóstico e tratamento adequados.