casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | entorse
O que saber sobre uma entorse de tornozelo alto
O que é uma entorse de tornozelo alto? Uma entorse de tornozelo alto é uma lesão nos ligamentos que conectam os ossos do tornozelo. No entanto, ao contrário da entorse lateral de tornozelo mais comum (também conhecida como tornozelo enrolado), uma entorse de tornozelo alto afeta os ligamentos superiores da perna.
As entorses de tornozelo são uma das lesões esportivas mais comuns e podem ocorrer em um ou mais ligamentos do tornozelo. Como os ligamentos não contêm muito sangue, as entorses podem demorar mais para cicatrizar do que uma lesão no tecido muscular.
O que causa uma entorse de tornozelo alto? Entorses de tornozelo alto são causadas devido à força excessiva e anormal nos tornozelos, como:
- Pisar repentinamente em superfícies irregulares.
- Rolando o pé.
- Torcer o tornozelo para dentro ou para fora com força.
- Saltar sobre o pé depois de plantado.
- Parada repentina durante a corrida.
Sintomas de entorse de tornozelo alto Os sintomas podem incluir:
- Inchaço e dor na parte externa do tornozelo
- Hematomas
- Dificuldade para caminhar
- Instabilidade ao caminhar ou correr
- Ternura ao toque
- Incapacidade de suportar peso no tornozelo afetado
Como é diagnosticada uma entorse de tornozelo alto? Seu médico perguntará sobre seus sintomas e como você machucou o tornozelo. Eles também podem solicitar raios X para descartar outras lesões, como um osso quebrado. Em alguns casos, pode ser necessária uma ressonância magnética para obter uma visão melhor dos ligamentos.
Tratamento para entorse de tornozelo alto O tratamento provavelmente incluirá o método RICE:repouso, gelo, compressão e elevação, com retorno gradual à atividade assim que o inchaço diminuir. Casos mais graves podem exigir muletas, bota de caminhada ou até cirurgia.
Quanto tempo leva para se recuperar de uma entorse no tornozelo? A recuperação de uma entorse de tornozelo varia dependendo da gravidade da lesão, mas pode levar de 4 a 8 semanas e, às vezes, até mais.
Prevenção de entorses de tornozelo elevado Existem algumas coisas que você pode fazer para ajudar a prevenir entorses de tornozelo, incluindo:
- Usar calçado com bom suporte e controlo do arco
- Fortalecimento dos músculos do tornozelo
- Evitar caminhar ou correr em superfícies irregulares
- Aquecimento antes do exercício