casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Lesão Sports

O que é lesão real?

Lesão real, também conhecida como dano concreto ou lesão particularizada, é um conceito jurídico que exige que uma pessoa prove que sofreu dano real, específico e concreto como resultado das ações ou conduta do réu. Em outras palavras, a pessoa deve demonstrar que sofreu uma lesão real e reconhecível que é mais do que apenas teórica ou especulativa.

O conceito de lesão real é comumente discutido no contexto do direito constitucional e do contencioso civil. Em casos constitucionais, a Suprema Corte dos Estados Unidos considerou que uma pessoa deve demonstrar dano real para ter legitimidade para processar. Isto significa que a pessoa deve demonstrar que sofreu pessoal e individualmente um dano que é razoavelmente atribuível às ações do arguido e que o dano é suscetível de ser reparado por uma decisão judicial favorável.

Em litígios civis, o princípio do dano real normalmente serve como um requisito limite para a instauração de certos tipos de ações judiciais, como reclamações por danos pessoais ou ações de quebra de contrato. Para estabelecer uma reclamação, o requerente deve provar que realmente sofreu perdas económicas, danos físicos ou algum outro prejuízo tangível como resultado da conduta do réu.

O conceito de prejuízo real foi concebido para garantir que os tribunais apenas considerem casos em que exista uma disputa genuína e concreta sobre direitos ou interesses, em vez de reclamações puramente hipotéticas ou especulativas. Ao exigir prova da lesão real, o sistema jurídico visa evitar ações judiciais desnecessárias e frívolas e concentrar-se nos casos em que existe uma necessidade legítima de resolução judicial.