casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Distúrbios do Sono

Você pode ser demitido por adormecer no trabalho devido à apnéia do sono?

Nos Estados Unidos, a Lei dos Americanos Portadores de Deficiência (ADA) protege os indivíduos com deficiência da discriminação no emprego, incluindo a discriminação baseada na apneia do sono. De acordo com a ADA, o empregador é obrigado a fazer adaptações razoáveis ​​para a deficiência de um funcionário, a menos que isso cause dificuldades indevidas ao negócio.

Se um funcionário tiver apneia do sono, ele poderá ter direito a acomodações como horário de trabalho flexível, um espaço de trabalho silencioso ou a possibilidade de fazer pausas para usar uma máquina CPAP. No entanto, o empregador não é obrigado a tolerar o sono excessivo ou habitual no trabalho, mesmo que seja causado por uma deficiência.

Se um funcionário com apneia do sono adormece frequentemente no trabalho, o empregador pode tomar medidas disciplinares, incluindo a rescisão do contrato de trabalho, se a apneia do sono do funcionário estiver interferindo na sua capacidade de desempenhar as suas funções profissionais. No entanto, o empregador deve envolver-se num processo interactivo com o empregado para identificar possíveis adaptações que possam ajudá-lo a ter sucesso na sua função.

Em última análise, se um funcionário pode ser demitido por adormecer no trabalho devido à apneia do sono dependerá das circunstâncias específicas do caso, incluindo a gravidade da apneia do sono do funcionário, o impacto da sonolência do funcionário no seu desempenho no trabalho e a preocupação do empregador. esforços para acomodar a deficiência do funcionário.

É importante que os funcionários com apneia do sono sejam proativos na gestão da sua condição e na comunicação com o empregador sobre as suas necessidades. Ao trabalharem juntos, funcionários e empregadores muitas vezes conseguem encontrar soluções que permitem que funcionários com apneia do sono tenham sucesso no local de trabalho.