casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Distúrbios do Sono
Dois filhos menores podem dormir juntos?
Pode ser normal que irmãos menores durmam juntos. Embora permitir que as crianças compartilhem um quarto possa ajudar a confortá-las e acalmá-las, ter duas crianças dormindo juntas pode apresentar alguns problemas e riscos.
Partilhar o quarto com um irmão pode prejudicar o sentido natural de privacidade e independência da criança, bem como a sua capacidade de autorregulação e prática de autocuidado sem supervisão. Também pode causar rivalidade entre irmãos ou até conflitos. Compartilhar a cama com um irmão pode resultar em má qualidade do sono devido aos diferentes horários de dormir, hábitos de sono ou necessidades de sono de cada irmão, impactando ainda mais seu desenvolvimento cognitivo e emocional.
Também pode haver riscos potenciais para a segurança e o bem-estar das crianças, tais como maior exposição a doenças infecciosas, lesões e acidentes. Portanto, é recomendável que cada criança tenha sua própria cama e espaço, proporcionando-lhe um ambiente seguro e privado para dormir, cuidar de si e crescer pessoal.