casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Distúrbios do Sono
Como a visão evolucionista explica a presença de paralisia do sono durante o sono REM?
A visão evolutiva da paralisia do sono durante o sono REM sugere que é um mecanismo de proteção que evoluiu para nos impedir de realizar nossos sonhos .
Durante o sono REM, nosso cérebro está altamente ativo e temos sonhos vívidos. Se nos movimentarmos durante esses sonhos, poderíamos potencialmente machucar a nós mesmos ou a outras pessoas. A paralisia do sono paralisa temporariamente nosso corpo, impedindo-nos de realizar nossos sonhos.
Esta teoria evolutiva é apoiada pelo facto de a paralisia do sono ser mais comum durante os primeiros e últimos minutos do sono REM, quando o cérebro está mais activo e os sonhos são mais vívidos. Além disso, é mais provável que a paralisia do sono ocorra em pessoas com histórico familiar da doença, sugerindo que ela pode ter uma base genética.
Embora a paralisia do sono possa ser uma experiência assustadora, geralmente é inofensiva e desaparece sozinha em poucos minutos. Se você tiver paralisia do sono, tente manter a calma e lembre-se de que isso logo passará. Você também pode conversar com seu médico se estiver preocupado com a paralisia do sono.