casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Distúrbios do Sono
George está com quase 40 anos e nunca teve as amígdalas removidas. Ele também relata que está acima do peso, embora pense que dorme a noite toda sempre cansado. Que distúrbio do sono George deveria?
Apneia obstrutiva do sono (AOS) AOS é um distúrbio do sono comum que causa pausas respiratórias frequentes durante o sono. Essas pausas podem durar de alguns segundos a vários minutos e ocorrer centenas de vezes por noite. A AOS é causada por um bloqueio das vias aéreas, que pode ser causado por vários fatores, incluindo:
*
Obesidade: A obesidade é um importante fator de risco para AOS. O excesso de peso ao redor do pescoço pode pressionar as vias aéreas e causar seu colapso durante o sono.
*
Amígdalas e adenóides grandes: Amígdalas e adenóides aumentadas também podem bloquear as vias aéreas e causar AOS.
*
Um desvio de septo: Um desvio de septo é uma condição na qual o septo nasal (o osso e a cartilagem que separa as narinas) está descentralizado. Isso também pode bloquear as vias aéreas e causar AOS.
*
Uma via aérea estreita: Algumas pessoas têm vias aéreas naturalmente estreitas, o que pode aumentar a probabilidade de desenvolver AOS.
Os sintomas da AOS incluem:
*
Ronco alto *
Engasgo ou engasgo durante o sono *
Sonolência diurna *
Fadiga *
Irritabilidade *
Dificuldade de concentração A AOS também pode levar a vários problemas de saúde graves, incluindo:
*
Doença cardíaca *
AVC *
Diabetes *
Pressão alta Se você acha que pode ter AOS, é importante consultar um médico para ser diagnosticado e tratado. As opções de tratamento para AOS incluem:
*
Perda de peso *
Cirurgia para remover amígdalas e adenóides aumentadas *
Terapia com pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP): A terapia CPAP é um tratamento que utiliza uma máquina para fornecer ar pressurizado às vias aéreas através de uma máscara. Essa pressão de ar ajuda a manter as vias aéreas abertas durante o sono.