casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Distúrbios do Sono
Como o ronco é evitado?
Mudanças no estilo de vida para evitar o ronco *
Perda de peso . Se você estiver com sobrepeso ou obesidade, perder peso pode ajudar a reduzir a quantidade de gordura ao redor do pescoço, o que pode estreitar as vias aéreas e causar ronco.
*
Durma de lado . Dormir de costas pode fazer com que a língua e o palato mole bloqueiem as vias respiratórias, o que pode causar ronco. Dormir de lado pode ajudar a manter as vias aéreas abertas.
*
Eleve sua cabeça . Elevar a cabeça 10 cm pode ajudar a reduzir o ronco, evitando que a língua e o palato mole bloqueiem as vias respiratórias.
*
Evite álcool e sedativos . Álcool e sedativos podem relaxar os músculos da garganta, o que pode causar ronco. Evite álcool e sedativos nas horas que antecedem a hora de dormir.
*
Durma o suficiente . Quando você está privado de sono, é mais provável que seus músculos relaxem e bloqueiem as vias respiratórias, o que pode levar ao ronco. Procure dormir de 7 a 8 horas por noite.
*
Exercício regular. O exercício regular pode ajudar a melhorar o tônus muscular e reduzir o risco de obesidade, o que pode contribuir para o ronco. Procure fazer pelo menos 30 minutos de exercícios de intensidade moderada na maioria dos dias da semana.
*
Evite fumar . Fumar pode irritar a mucosa da garganta e do nariz, o que pode causar inflamação e inchaço, o que pode estreitar as vias aéreas e causar ronco.
*
Use um dilatador nasal . Um dilatador nasal é um dispositivo que pode ser inserido nas narinas para ajudar a alargá-las e melhorar o fluxo de ar. Os dilatadores nasais podem ser úteis para pessoas com congestão nasal ou alergias que contribuem para o ronco.
*
Consulte um médico . Se você sofre de ronco crônico, é importante consultar um médico para descartar quaisquer condições médicas subjacentes que possam estar contribuindo para o problema.
Em alguns casos, a cirurgia pode ser necessária para tratar o ronco. Isso pode ser recomendado se: * O ronco está causando problemas de saúde significativos, como sonolência diurna, perda de memória ou problemas cardíacos
* O ronco não responde a mudanças no estilo de vida ou outros tratamentos