casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Distúrbios do Sono

O que é um teste de latência múltipla do sono (MSLT)?

Um teste múltiplo de latência do sono (MSLT)

Um teste de latência múltipla do sono (MSLT) é um teste usado para medir a sonolência diurna. Para este teste, você tirará pelo menos quatro a cinco cochilos enquanto os eletrodos medem a atividade cerebral. O teste determina a rapidez com que adormece durante as sonecas e o padrão de sono que você experimenta.

Um MSLT anormal pode indicar um distúrbio do sono, incluindo narcolepsia, uma condição que causa sonolência diurna excessiva (hipersonia). MSLT também é usado para diferenciar entre narcolepsia e outras condições que causam sonolência.

Para o teste, você será solicitado a se deitar em uma sala confortável, silenciosa e pouco iluminada e tentar tirar vários cochilos, geralmente a cada duas horas, por um determinado período – provavelmente quatro a cinco vezes durante um dia inteiro.

Antes de iniciar o teste, você pode ser solicitado a:

Fique acordado a noite inteira antes do teste.
Evite exercícios, cafeína, nicotina e álcool no dia do teste.

Durante o teste:

Cada vez que você se deitar, será solicitado que você feche os olhos e tente dormir.
A atividade cerebral será registrada por meio de sensores (eletrodos) fixados em sua cabeça. Você também pode ter sensores conectados ao peito, pernas e queixo para monitorar a respiração e os movimentos musculares.
Durante todos os cochilos, você pode dormir até 20 minutos. Se você não tiver adormecido até esse horário, o técnico irá acordá-lo.
O MSLT normalmente dura cerca de oito horas; no entanto, pode durar mais se você demorar mais para adormecer.
Um adulto saudável geralmente leva mais de 10 minutos para adormecer durante um MSLT. A maioria das pessoas com distúrbios do sono adormece muito mais rapidamente. Se você adormece rapidamente durante as sonecas – geralmente menos de oito minutos – você pode ter um distúrbio do sono.

Após o teste, o técnico do sono analisará o registro da atividade cerebral e os pontuará de acordo com os critérios padrão do sono.

O tempo médio que você leva para adormecer durante os cochilos é chamado de latência do sono. Dependendo dos resultados do seu estudo do sono, seu médico determinará se você tem um distúrbio do sono e poderá recomendar outros testes para confirmar o diagnóstico.