casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Distúrbios do Sono
Dormir junto é seguro?
Dormir junto, também conhecido como compartilhamento de cama, é a prática de compartilhar a cama com outra pessoa, geralmente uma criança. Embora alguns pais acreditem que dormir junto é seguro e benéfico, há evidências de que pode ser perigoso para os bebês.
A Academia Americana de Pediatria (AAP) recomenda que os pais coloquem seus bebês para dormir em um berço ou berço em seu próprio quarto até que tenham pelo menos 1 ano de idade. Isso ocorre porque dormir junto aumenta o risco de Síndrome de Morte Súbita Infantil (SMSL), que é a principal causa de morte em bebês menores de 1 ano de idade.
Existem várias razões pelas quais dormir junto pode ser perigoso para os bebês. Primeiro, dormir junto pode dificultar a respiração adequada dos bebês. Quando um bebê dorme na mesma cama que um adulto, ele pode ficar pressionado contra o corpo ou rosto do adulto, o que pode bloquear o fluxo de ar. Em segundo lugar, dormir junto pode aumentar o risco de asfixia acidental. Se um adulto rolar sobre uma criança, a criança pode não conseguir se mover ou respirar. Terceiro, dormir junto pode aumentar o risco de superaquecimento. Quando duas ou mais pessoas dormem na mesma cama, o calor corporal pode aumentar, o que pode dificultar a regulação da temperatura dos bebês.
Por esses motivos, a AAP recomenda que os pais coloquem seus bebês para dormir em um berço ou berço no próprio quarto até completarem pelo menos 1 ano de idade. Esta é a forma mais segura de reduzir o risco de SIDS e outras mortes relacionadas com o sono.
Se você está pensando em dormir junto com seu bebê, é importante conversar com seu médico sobre os riscos e benefícios envolvidos. Seu médico pode ajudá-lo a tomar a melhor decisão para sua família.